sábado, 19 de maio de 2012

Matéria da SESAU sobre a reunião da Câmara Técnica de Humanização

Consultora do MS, Jane Curbani, conduziu a reunião com o objetivo de fortalecer as Redes de Humanização
Foto: Ascom / SAMU
Saúde discute sobre a Política Nacional de Humanização em Alagoas
Reunião foi coordenada pela consultora do MS, Jane Curbani
Repórter:
Arnaldo Santtos

O Ministério da Saúde (MS), junto com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou ampla discussão sobre a Política Nacional de Humanização em Alagoas. A consultora do MS, Jane Curbani, conduziu a reunião que aconteceu nesta quinta-feira (17), no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“Nosso principal objetivo é fortalecer as Redes de Humanização que estão espalhadas em todo o país. Isso implica ouvir, em cada local, as necessidades, as demandas e a partir daí intervir com a melhor resposta possível, por meio de ações concretas”, comentou a consultora.
Segundo Jane Curbani, o Ministério da Saúde está construindo uma política voltada para a atenção e gestão no Sistema Único de Saúde (SUS), conhecido como HumanizaSUS. “Queremos um SUS humanizado e entendemos que essa tarefa convoca a todos: gestores, trabalhadores e usuários”, comentou.
“Essa é uma estratégia importante, porque visa discutir as demandas de cada local. A humanização é política transversal na rede SUS, que atinge diferentes ações e instâncias gestoras do sistema. A política implica traduzir os princípios do SUS em modos de operar dos diferentes equipamentos e sujeitos da rede de saúde” explicou a consultora.
É objetivo da política, de acordo com a consultora do MS, construir trocas solidárias e comprometidas de casos exitosos com a tarefa de produção de saúde e produção de sujeitos comprometidos com a humanização de modo geral.
De acordo com a coordenadora de Gestão do Samu, Jociara Márcia Silva Correia, a Câmara Técnica é um espaço aberto a todos os serviços e profissionais de Saúde. Esse espaço consolidado de discussão vem crescendo e proporcionando grande aprendizagem a todos que participam dela.
Na pauta da reunião, houve debate sobre as dificuldades das Unidades de Saúde do Estado, sobretudo na assistência do usuário. “Todos os servidores devem se comprometer para melhorar o SUS e isso só será possível se fortalecermos o SUS e a rede de humanização”, finalizou Jane Curbani.



Fonte: Ascom / SAMU

Nenhum comentário:

Postar um comentário