sábado, 19 de maio de 2012

Outra matéria da SESAU sobre a Câmara Técnica de Humanização

A apresentação foi realizada durante a reunião da Câmara Técnica de Humanização do SUS
Foto: Ascom / HGE
HGE apresenta ações de humanização da assistência
A reunião contou com palestra da técnica de RH do HGE, Vera Calado
Repórter:
Ednar Costa

As ações para implantação da Política Nacional de Humanização (PNH) no Hospital Geral do Estado (HGE) foram apresentadas nesta quinta-feira (17) durante a reunião da Câmara Técnica de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), que aconteceu no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
No encontro, Vera Calado, técnica de Recursos Humanos do Serviço de Gestão de Pessoas do HGE, defendeu a necessidade de inserção do hospital no contexto da PNH visando maior interação entre gestores, trabalhadores e usuários dos serviços de saúde.
“Apesar de ainda estarmos no início da construção do projeto, percebemos que já aplicamos muitas das diretrizes da política de humanização. Mas precisamos sensibilizar os servidores para a sua efetiva aplicação”, afirmou.
Segunda ela, a equipe responsável pela humanização já está realizando exercícios propostos no curso de formação de formadores da PNH.  “Realizamos a primeira Roda de Conversa e foi criada uma comissão para organizar uma oficina com grupos de trabalho para elaboração do projeto”.
Dentre as ações que já estão sendo desenvolvidas na unidade hospitalar estão as reuniões gerenciais, acolhimento do usuário, atividades de valorização do servidor, ouvidoria, classificação de risco e participação no curso de gestão das condições de trabalho e saúde dos trabalhadores da saúde. Além de Vera Calado, compõe a equipe de humanização Quitéria Amâncio, Josiete Fragoso e Cícera de Barros.
Para Jane Curbani, consultora do Ministério da Saúde, o que diferencia a política de humanização é seu método, pois prioriza a participação dos interessados como fator primordial para continuidade das atividades.
“É extremamente necessário criar movimentos nos serviços hospitalares em prol da humanização. Geralmente, os hospitais públicos são alvos de mídia negativa, daí a necessidade de um olhar mais cuidadoso para os usuários e os trabalhadores”, destacou.
A câmara técnica de humanização é formada por representantes do HGE, secretarias de saúde do Estado e do município de Maceió; Samu; Hemoal; ambulatórios 24h; unidades básicas de saúde; Uncisal; Ministério da Saúde, entre outras instituições.
Experiências exitosas - A Política Nacional de Humanização existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil  e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. A estratégia tem sido experimentada em todo o País, com a análise dos problemas e dificuldades em cada serviço de saúde e tomando por referência experiências bem-sucedidas de humanização.

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